Style Switcher

Choose Colour style

For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
COMO INICIAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: Etapas para se tornar um empreendedor de sucesso

COMO INICIAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: Etapas para se tornar um empreendedor de sucesso

Um número razoável de moçambicanos têm seu próprio negócio ou estão nos estágios iniciais de criação. A maioria das pessoas abre um negócio porque acha que há uma oportunidade.

No entanto, dar o salto de fé em seu próprio negócio não garante o sucesso. Se você está pensando em juntar-se à categoria de empreendedores, vai precisar de um pouco mais. Um planejamento cuidadoso, know-how e muito mais irão ajudá-lo em seu caminho para o sucesso.

Ao pensar em começar, reveja as etapas para se tornar um empreendedor. Prestar atenção a cada etapa dará a você uma chance melhor de fazer seu negócio decolar.

Comece com uma ideia

Provavelmente, você está pensando em se tornar um empreendedor porque tem uma ideia. Como a maioria dos outros proprietários de pequenas empresas, você vê uma lacuna no mercado.

Você acha que há algo nisso. Um novo produto ou serviço pode preencher essa lacuna e atender à demanda do consumidor.

Depois de ter uma ideia, as próximas etapas o ajudarão a formar uma visão mais clara do que é seu negócio. Em seguida, você abordará algumas das logísticas.

E se você ainda não tiver uma ideia? Não tenha pressa. A ideia é a parte mais importante de qualquer novo negócio.

Faça alguma pesquisa de mercado

Quer você tenha uma ideia ou ainda esteja procurando por uma, reserve um tempo para fazer uma pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado costuma ser a chave para o sucesso de um novo negócio.

Porquê a pesquisa de mercado é tão importante?

Você pode pensar que existe uma oportunidade no mercado, mas a pesquisa pode mostrar que a oportunidade não existe.

Se houver uma lacuna no mercado, pode haver um motivo. Talvez haja restrições legais. Uma empresa com uma solução semelhante já falhou porque não há demanda do consumidor.

A pesquisa de mercado pode mostrar esses tipos de detalhes. Por sua vez, você pode pegar essas informações e refinar sua ideia. Talvez essa outra empresa não tenha oferecido o produto da maneira que você está fazendo.

Pense no que você faz de forma diferente. Estude outras empresas e veja o que torna a sua ideia de negócio proposta única. O que você está trazendo para a mesa que ninguém mais trouxe?

Isso também é importante quando a pesquisa de mercado informa que o mercado é competitivo. Se você quiser dar vida a um novo aplicativo das redes social, terá de competir com o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Tik Tok e dezenas de outros aplicativos.

O que torna seu aplicativo diferente? Saber a resposta o ajudará a capitalizar a oportunidade.

Viabilidade financeira para tornar-se um empreendedor

O próximo passo que você precisa dar é examinar o seu capital financeiro.

Como você financiará seu novo negócio?

Lembre-se de que muitas empresas não são lucrativas nos primeiros anos. Você precisará descobrir como financiar seu negócio até que ele possa atingir a lucratividade.

Descobrir as finanças desde o início é a chave para o sucesso. A maioria das empresas afundam nos primeiros anos devido a problemas de fluxo de caixa. Saber quando, onde e como você receberá seus fundos pode ajudar a evitar esses problemas.

Onde você pode obter dinheiro para começar seu negócio?

 Você tem algumas opções diferentes para examinar:

  • Empréstimo Pessoal,
  • Linhas de crédito de negócios,
  • Empréstimos para pequenas e médias empresas,
  • Poupança pessoal,
  • Capital de risco,
  • Empréstimos consignado,
  • Empréstimos por penhor,
  • Cheque especial,
  • Rotativo de cartão de crédito,
  • Antecipação do 13

Existem outras opções também. Se você precisar investir em um fogão de fritar batatas ou forno de pizza comercial para abrir sua nova pizzaria, poderá conseguir um empréstimo de equipamento.

Nem todas as opções de financiamento estarão disponíveis para você. Alguns bancos não concedem empréstimos a empresas, a menos que já estejam operando há alguns anos. Você pode precisar provar que a empresa tem receita.

É por isso que é importante fazer algumas pesquisas e descobrir todas as opções financeiras que podem estar disponíveis para você.

Passos legais para se tornar um empreendedor

Em seguida, você vai querer dar uma olhada no lado jurídico da sua empresa. Como você será estruturado?

Muitos empresários ou empreendedores esquecem essa etapa, o que pode causar problemas mais tarde. Você deve pensar em configurar o negócio por exemplo como uma empresa unipessoal ou uma sociedade unipessoal por quotas. Isso pode ajudar a proteger você e sua empresa.

Formando uma sociedade unipessoal por quotas cria o negócio como uma entidade legal separada. Também significa que se alguém decidir processar sua empresa, não poderá responsabilizá-lo pessoalmente. Sua propriedade e ativos estão protegidos.

Sua estrutura jurídica também influencia a forma como você paga impostos. Os impostos são diferentes para diferentes tipos de negócios, portanto, dê uma olhada nas suas opções. Você também pode consultar um advogado.

Também é uma boa ideia se familiarizar com outras obrigações legais que você possa ter. Você precisa de seguro empresarial para operar uma determinada atividade? Você pode precisar um de tipo específico de seguro para proteger você e a empresa.

A legislação de trabalho é outra área importante a ser examinada. Se você planeja contratar funcionários, precisará saber tudo sobre os diferentes requisitos de folha de pagamento, como contratar e como demitir alguém.

Finalmente, você pode querer verificar a legalidade do que planeja oferecer. A indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, tem restrições sobre o que você pode vender em uma determinada região de Moçambique. Os produtos médicos também devem atender a determinados padrões.

Escreva um Plano de Negócios

Agora você tem uma ideia mais clara do que sua empresa faz, como é a concorrência e como você se configurará. É hora de escrever seu plano de negócios.

Um plano de negócios é um bom documento para se ter em mãos por alguns motivos. Primeiro, você pode precisar de um plano para mostrar a potenciais investidores ou instituições financeiras. Seu financiamento pode depender de um plano sólido.

O plano também pode ajudá-lo a avançar para as próximas etapas para fazer seu negócio decolar. Ele pode detalhar o que você planeja fazer a seguir para colocar os produtos nas prateleiras.

Por fim, o plano também serve como uma visão para o seu negócio. Aonde você vai no próximo ano? E nos próximos cinco anos?

Além disso, o plano descreve como você chegará lá. Ter um roteiro o manterá no caminho do sucesso.

Invista no que você precisa

Com seu plano de negócio e financiamento em mãos, é hora de dar vida ao seu negócio. A próxima etapa é a aquisição.

Você precisará de equipamentos e muito mais para começar. Se você está abrindo uma mercearia pode precisar daquela loja ou uma Take away pode precisar daquele fogão. Você também precisará de um espaço físico para operar.

A maioria das empresas precisa de pelo menos um computador, um endereço de e-mail e um site. Você também pode investir em software especializado, como software de contabilidade ou folha de pagamento. Você pode precisar de outros programas, dependendo do sector em que atua.

Você também pode precisar contratar funcionários ou terceirizados para ajudá-lo com o trabalho. Você pode precisar comprar estoque ou suprimentos. Os fornecedores também podem fazer parte de sua linha de fornecimento, portanto, trabalhe para localizá-los e estabelecer boas relações com eles.

Divulgue seu negócio

Essa é outra etapa que os empreendedores às vezes pulam. Você precisa divulgar sua empresa, portanto, o marketing é crucial para o seu sucesso.

Você deve investir em um site e uma linha telefônica comercial. Se você dirige uma loja, precisa investir no espaço certo para que os clientes possam encontrar você.

O marketing digital costuma ser o mais acessível para pequenas empresas. Essas táticas incluem:

  • SEO de otimização de mecanismo de pesquisa,
  • Marketing de conteúdo,
  • Marketing de redes sociais,
  • Anúncios pago por clique,

Existem outras opções mais novas também. Se você prefere a mídia tradicional, pode considerar:

  • Anúncios locais de TV,
  • Anúncios de rádio,
  • Anúncios impressos em revistas ou jornais,
  • Outdoors,
  • Eventos, sinais e muito mais também apresentam oportunidades para divulgar sua empresa.

Entenda o seu compromisso

Administrar seu próprio negócio pode parecer uma ótima ideia. Afinal, você começa a ser seu próprio patrão. No entanto, nem todo mundo tem o que é preciso para se tornar um empresário de sucesso.

Qual é a diferença entre empreendedores de sucesso e outros? As características para se tornar um empresário de sucesso incluem:

  • Criatividade, ideias novas e novas soluções
  • Assumir riscos
  • Otimismo
  • Paixão

A motivação também é fundamental. As empresas não se tornam bem-sucedidas da noite para o dia. Demora muitas horas e muita determinação para fazer um negócio bem-sucedido.

Paixão, otimismo e motivação o ajudarão a manter sua ideia de negócio.

Que outras habilidades os empreendedores devem ter?

 Pode depender um pouco da sua área de accão. Você pode pensar em um treinamento especializado para determinados ramos de atividade.

Acima de tudo, você deve ter o ímpeto de fazer o que for necessário para dar vida à sua ideia de negócio.

O sucesso está ao virar da esquina

Agora você conhece todos os passos para se tornar um empreendedor. Algumas pessoas pensam que ter sucesso nos negócios se resume a ter sorte, mas muitas vezes é o resultado de muito trabalho duro.

Se você tem uma ideia que tem pernas, também pode levá-la ao próximo nível de sucesso criando seu próprio negócio.

Conclusão

A tecnologia impulsiona quase todos os negócios hoje e permanecer no topo dela é a chave do sucesso.

Quer estar sempre atualizado sobre novas tendências de criação de negócios ou quer receber dicas sobre como ter sucesso no seu negócio? Subscreve-se ao nosso Boletim de Notícias. E visite com frequência o Dumbanengue.com e mantenha-se atualizado com mais artigos excelentes!

Comentários (1)


  1. Pertinente

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurar

Anúncios em destaque
Encontre um freelancer




Recent Ads

Calendário

junho 2021
STQQSSD
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 
-
-
Top Android App
Android App
Boletim
de Notícias
A assinatura do nosso boletim informativo tem muitos benefícios:
• Tenha acesso a recursos gratuitos
• Brindes exclusivos
• Ótimas ofertas exclusivas
Sem spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Sim por favor